domingo, 1 de março de 2009

O que pesa é o silêncio






Na capa da revista Fugas do Público de ontem, 28 de Fevereiro, vinha uma imagem de um campo de concentração da Segunda Guerra Mundial com o título Turismo Trágico. Não pude, em certo sentido, deixar de fazer uma associação com as Minas de S. Pedro da Cova. Primeiro porque, como vamos ouvindo dos depoimentos que recolhemos, “ se a mina matava a fome a muita gente, também era local de sofrimento pelas circunstâncias duras em que as pessoas trabalhavam”; segundo, pelas condições actuais de degradação em que o complexo mineiro se encontra e que não deixam de sublinhar o quão trágico é para um povo a perda de memória do seu passado.

Se quiser arriscar um turismo trágico cá dentro, visite as antigas instalações das Minas de S. Pedro da Cova, a 8 quilómetros do Porto, e pode desfrutar de emoções de monumentalidade, de surpresa e de pesar. Tudo isso ligado ao trabalho e à produtividade que é o que se continua a pedir aos portugueses.

Texto e foto: CS

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.


    Domingo passado fui dar um passeio pedonal com os meus pais e um casal de primos.
    Então, Rampa da bela vista, alto da serra, silveirinhos, vila verde, laranjal, com destino minas. Aí fomos até ao cavalete, e como já passaram uns bons anos desde que por lá andei, foi com tristeza que vi o abandono e falta de cuido a que esse emblema da nossa terra foi votado.
    Foi com imensa satisfação que ouvi relatos na primeira pessoa dos meus acompanhantes neste passeio. O primo ainda jovem levou a santa padroeira até ao fundo do poço na cesta que levava os mineiros. A minha mãe que tinha medo, quando criança de subir a escadaria de ferro que esta junto ao cavalete quando ia levar o almoço ao meu avô, esse jovem trabalhador que como muito outros não chegou aos cinquenta anos.
    Fui estudante da escola preparatória D.Afonso V (do passal) e das faltas, contadas ao limite para não reprovar, muitas foram para fazer explorações ás minas. Nunca fui muito corajoso e por isso não me aventurei muito pelos túneis os meus colegas sim, eu ficava pelas “ pirogas”. Acho que era assim que se chamava.
    Como a volta foi sempre a pé lá vai o resto do trajecto, adega azul (dega azul para os amigos), Covilhã, volta do 30 e de volta á rampa da bela vista.
    Durante o lanche, que facilmente se compreenderá teve que ser farto e regado, dizem-me que existe uma petição para apelar pelo cavalete. Cá estou!
    Aguardo o correio electrónico do site para confirmar petição.
    Os amigos que me lembrei! A Carmem, o Adão, a Elsa, o Armando, o Serrinha, o Manel, o Gama, e tantos outros. Já foi há um quarto de século! Que saudades desses tempos. Ai! A Maria dói Céu. Que será feito desta malta?
    Abraço! E desculpe ocupar este espaço com a minha nostalgia.
    Nuno Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Nuno Figueiredo por este seu relato. Seja bem-vindo a este Movimento em Defesa da Memória de S. Pedro da Cova.

    CS

    ResponderEliminar
  3. CS obrigado pela avivar da minha memória. É preciso avisar toda a gente.

    ResponderEliminar
  4. Aqueles que gostam do Movimento Cívico do Cavalete de S. Vicente mas que não gostam do lixo tóxico do PCP inserido no vosso movimento, em três meses conseguiram que ontem o projecto de resolução e classificação 495/x"PS" e o mesmo projecto 426/x"PCP" do Cavalete S. Vicente e de todo o Couto Mineiro fossem aprovados pela Assembleia da Republica
    Viva o movimento sem o lixo dos Partidos Políticos "PCP".

    ResponderEliminar
  5. Uma correcção, é 526 e não 426.

    Quanto ao papel do PCP, bem, em ditadura deus nos livre de não termos o PCP, agora em democracia já sabemos como é.

    ResponderEliminar