quarta-feira, 11 de março de 2009

MULHERES MINEIRAS DE S. PEDRO DA COVA - Exposição fotográfica


Com base na obra de Maria Lamas, As mulheres do meu país, a Biblioteca da Escola Secundária de S. Pedro da Cova e a Junta de Freguesia promovem uma mostra fotográfica inspirada na recolha efectuada por aquela autora na primeira metade do século XX, nas Minas de S. Pedro da Cova. Maria Lamas percorreu o país de Norte a Sul, incluindo Açores e Madeira. Deslocou-se às mais remotas aldeias, entrevistou e fotografou as mulheres, os seus trajes, os seus rostos marcados pelas agruras de um trabalho pesado e parcas condições de vida.





Nestas fotos que retiram do silêncio as vozes de Maria Tagarela e outras trabalhadoras das Minas de Carvão de S. Pedro da Cova, as mulheres britam o carvão, transportam-no à cabeça e empurram enormes e pesadas vagonetas, como se vê na magnífica fotografia que se segue e que pode ser apreciada, entre muitas outras, até 13 de Março, no átrio da Escola Secundária de S. Pedro da Cova.

EVV

16 comentários:

  1. Excelentes fotos, sem dúvida. São património de todos nós.
    Embora viva perto de S. Pedro da Cova, nunca estive na zona das minas. Mas vale bem a pena preservar este património industrial.

    ResponderEliminar
  2. É de louvar esta iniciativa!!

    ResponderEliminar
  3. Mariana Santos Martins14 de abril de 2009 às 15:03

    http://www.realficcao.com/html/Filmes/cinema/SPCova.html


    achei que era de interesse ver

    ResponderEliminar
  4. Decorria o ano de 1975 quando por obrigação militar fui a primeira vez ao coração de S.Pedro da Cova. Era Oficial Miliciano e tinham-me entregue vários "Processos de Amparo" de soldados filhos e netos de gente que a mina tinha enviado para um fim de vida duro e em que a morte era já companheira de todos os dias. A "silicose" estava instalada e esses jovens eram quase sempre amparo dos que os antecederam numa mina que já não os recebeu. Não foram passados muitos anos e lá regressaria não me recordo do ano sei que utilizando a minha câmara fotográfica recolhi imagens de um tempo vencido, de muitas lutas e dores que permaneciam na representação das fotografias que agoram aqui são mostradas. Se o tempo que estas fantásticas fotografias tinham passado o arranque do museu mineiro tornava possível a permanência histórica. Lá voltaria muitas e diversas vezes com pretextos vários. Os gemidos das vagonetes já não se ouviam, o dos Homens esse ecoava ainda pelo poço.

    ResponderEliminar
  5. Mariana,

    Este filme vai ser exibido na próxima sexta, na sessão de apresentação pública na cripta.

    estarás lá, certo?

    clarinda

    ResponderEliminar
  6. pinholeiro,

    O seu depoimento é bem representativo da importância das minas. Se tiver fotos ou textos que queira partilhar neste blogue,contacte-nos.

    Se puder, não falte à sessão de apresentação do Movimento Cívico.

    Clarinda

    ResponderEliminar
  7. Obrigada David.


    Clarinda

    ResponderEliminar
  8. patologista,

    Sim, sem dúvida que vale a pena preservar o património industrial.

    Se puder, esteja presente na sessão de apresentação do Movimento Cívico.

    Clarinda

    ResponderEliminar
  9. demorei muito tempo para encontrar o que queria ufa

    ResponderEliminar
  10. moro la perto e um dia aventurei-me a la ir ver mas por infelicidade minha deparei-me com um amontoado de silva e lixo. tive muita pena.
    vi tambem na colina uns buracos que lançam cá para fora um fumo branco e aonde nada cresce a volta por muito que fosse pesquisar sobre o que era aquilo nunca consegui resposta.
    sera que alguem me consegue responder o sao aqueles buracos se foram feitos pelo homem ou não.E o que e aquele fumo branco que cheira pessimamente e não deixa crescer nada. agradeço desde ja, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  11. AQUELES QUE VIRÃO NO DIA DE ONTEM(07-06-2010) NO JORNAL NACIONAL DA TVI A REPORTAGEM « O ESTADO DO CRIME » E QUE DESCONHECIAM (ASSIM COMO EU, EMBORA SEJA NATURAL DE SÃO PEDRO DA COVA HÁ 33 ANOS) OS FACTOS E O QUE SE TRATAVA OS VASTOS MONTES "PRETOS" DE TERRA QUE SE VÊ A LONGA DISTANCIA FICOU DÁDA A RESPOSTA! AOS QUE NÃO VIRAM FICA AQUI O EXCLARICIMENTO, TRATA-SE NADA MAIS NADA MENOS DO QUE "ESCORIA" (ESCORIA = É O SUB-PRODUTO DA FUNDIÇÃO DE MINERIO PARA PURIFICAR METAIS)"RESTOS" DA SIDERURGIA NACIONAL (OU, ANTIGA SIDERURGIA) NA MAIA, QUE CERTOS GOVERNANTES PORTUGUESE E ALGUNS EMPRESARIOS DEPOSITARAM EM ATERROS JUNTO DAS MINAS E DO POVO DE SÃO PEDRO DA COVA. TRATA-SE NADA MAIS NADA MENOS DO QUE PERTO DE 320 MIL TONELADAS DE RESIDOS TOXICOS, O FUMO QUE POR VEZES SE VÊ TALVEZ SE TRATE DE VAPORES VINDOS DO INTERIOR DA "ESCORIA" AQUECIDA PELO SOL OU PELOS INCENDIOS QUE POR VEZES LAVRAM NAS REDONDEZAS E NAS POUCAS MATAS OU VEGESTAÇÕES QUE POR LÁ CRESCEM. RESUMINDO NADA DE BOM, ANTES PELO CONTRARIO, ASSIM SENDO DEIXO AQUI PROVAS DO MEU DESCONTENTAMENTO E PESAR AQUILO QUE FIZERAM ÁS TERRAS É ÁS GENTES HUMILDES DE SÃO PEDRO DA COVA NA ESPERANÇA QUE ESTAS PALAVRAS FAÇAM ECO NÃO SÓ SOBRE AS GENTES DE SÃO PEDRO DA COVA MAS TAMBEM NAS GENTES DO NOSSO PAIS

    DEIXO AQUI AS CORDENADAS DE GPS PARA QUE POSSAM VER O QUE SÃO 320 MIL TONELADAS DE ESCORIA NUM RAIO DE CENTENAS DE METROS QUE SÃO ESSAS ENCOSTAS.
    LATITUDE 41º9`24,34 N
    LONGITUDE 8º30`9,81 W

    N.FRANÇA

    ResponderEliminar
  12. estas fotos demonstram que as mulheres da nossa freguesia são Grandes mulheres!!!

    ResponderEliminar
  13. ola eu venho so aqui dizer que sou natural da freguesia de são pedro da cova e disso me orgunlho por ter visto muitas veses os meus avos que la trabalharam nas minas

    ResponderEliminar
  14. eu sou natural de s.pedro da cova vivi a minha infancia perto das minas meus avos eram la mineiros tenho muitas saudades

    ResponderEliminar
  15. Estou admirado do silencio do Valentim loureiro
    tera ele recevido alguma coisa em troca?
    F.C.B.!
    Metro!
    Quinta do Ambrozio
    Fundo Europeu para aguas e saneamento!

    ResponderEliminar